Caixa Belas Artes

O Cine Belas Artes foi inaugurado em Julho de 1967 com a exibição do filme “Os Russos estão chegando! Os russos estão chegando!”. As salas foram batizadas em 1980 e receberam cada uma, o nome de um artista brasileiro (Villa-Lobos, Candido Portinari, Oscar Niemeyer, Aleijadinho, Mario de Andrade e Carmen Miranda).
O cinema exibe filmes de todas as nacionalidades, épocas e gêneros, procurando fugir do “mesmo” e não segue uma programação regrada: alguns filmes podem se manter por um longo período em cartaz.
A primeira grande reforma pela qual o Belas Artes passou foi em 2003, quando André Sturm e a O2 Filmes assumiram o prédio. Em 2004, o cinema foi reinaugurado com a exibição de “Do Outro Lado da Rua”. Mas em 2011 as portas do local voltaram a se fechar.
Após diversas mobilizações pela volta do local, a Prefeitura de São Paulo e a Caixa Econômica Federal viabilizaram sua reabertura, que aconteceu em agosto de 2014. Filas gigantescas voltaram a se formar na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação.
O Cine Caixa Belas Artes, como agora é chamado, teve sua fachada tombada pelo patrimônio histórico estadual em 2013 e se difere da maioria dos cinemas da capital: o preço do ingresso é cerca de 20% menor ao valor praticado na região central; às segundas-feiras todos os trabalhadores possuem direito à meia-entrada e há um programa educativo, com no mínimo 10 sessões mensais para professores e alunos da rede educacional – com atenção especial para rede municipal e escolas da periferia.
Informações e serviços:
- Preço: de R$ 10,00 a R$ 20,00
- Formas de pagamento: cartões de débito, crédito e dinheiro
- Acesso para deficientes
- Ar condicionado
- Rua da Consolação, 2423 - Consolação, São Paulo -SP